quinta-feira, 4 de março de 2010

Políticas Sociais


Ontem eu me perguntava porque as famílias de classe baixa têm mais filhos que as de classe média, sendo que não há condições decentes para o sustento dessas crianças. Pesquisando, descobri que o governo oferece a cada mulher grávida  algo próximo de R$ 1.600,00, como auxílio maternidade.
Quanto tempo uma criança pode ser sustentada com essa quantia?
Se esse dinheiro for usadda só para uma criança, segundo meus cálculos, dá pra uns 4 ou 5 meses.
E o resto da vida dessa criança? Ela terá educação de qualidade? Ela terá seus direitos garantidos? Ela terá acesso à saúde?
Como combater a pobreza e a miséria no país, se o governo incentiva a procriação dos mais necessitados, fazendo com que o número de pessoas que passam fome só aumenta?
Por que não investir em saúde e educação para as crianças que já estão na miséria nesse país? Por que não fazer políticas de prevenção à gravidez em pessoas que não terão condições de dar uma vida digna aos seus filhos? Por que realizar incentivo ao aumento da pobreza? Por que não paramos um pouco e pensamos nos outros? Como combater o trabalho infantil, se ele se torna estritamente necessário em certas condições?

Meu pai me dizia, que se eu tentar cavar um buraco e alguém estiver fazendo o oposto de mim, nunca chegaremos a lugar algum.

É isso que o governo faz: por um lado lança campanhas (e apenas campanhas) de combate à fome e à miséria, e por outro lado, ajuda no aumento da população carente. Alguém devia avisar que isso não dá certo!
Outro exemplo é um tal de Bolsa Família: a família recebe um valor irrisório por cada filho que tem, ou seja, quanto mais filhos você tem, mais dinheiro você ganha. E voltamos à estaca zero: a mulher ganha uma mixaria quando engravida, mais uma mixaria enquanto tem os filhos passando fome. O problema é que os maiores favorecidos com esses "benefícios" não são quem realmente precisa, mas sim os vagabundos políticos, que deitam, rolam e enchem meias e cuecas com o dinheiro que deveria ser investido em políticas de combate à falta de educação no país.
 
Mas isso todo mundo está cansado de saber. E não faz nada pra mudar...

2 comentários:

  1. Ja discutimos muito isso juntos..Mas a ignorancia do brasileiro acompanha o presidente que temos...fazer o que ne??

    Fiz recomendacao do seu blog la no Taipan..

    Beijinhos..otimo final de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Vota na Skin la no Taipan...Bjnabunda.

    ResponderExcluir